quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Giorno 65 - Vamos logo ali em Napoli comer uma pizza e já voltamos...

Finalmente dezembro chegou, o que significa que finalmente 2014 vai acabar. E espero que leve com ele tudo de ruim e pesado que trouxa a mim, à minha família e aos meus amigos. Mas espero que deixe os aprendizados, que mesmo pela dor, foram muitos e válidos.

Mas o ano ainda não acabou. E nem a minha viagem. Por isso, dezembro começou com tudo e a segunda-feira (01/12) começou cedo: levantei logo às 06h30, mesmo tendo ido dormir tarde depois da partida do domingo, tomei um banho e segui para Termini, onde tomei um breve café da manhã e encontrei meus amigos (os da turma B, hehe) para irmos até Napoli.

A ideia surgiu no jantar de sábado, em Ariccia, pois eles me convidaram para ir com eles a Napoli no domingo e eu disse que não poderia porque já estava com o ingresso da partida em mãos. Então, eles resolveram mudar o dia para segunda, assim eu também poderia ir. Aceitei. Afinal, por que não?

O trem atrasou mais de uma hora, mas finalmente partimos. A viagem foi longa e se não fosse Matias, teria sido tediosa, mas ele é criativo e ficamos fazendo jogos de criança no trem, como telefone sem fio em italiano, espanhol, português, alemão... Demos boas risadas!

Quando finalmente chegamos, encontramos Santiago (sim, o meu roommie) na estação, pois ele trabalha numa companhia de trem e, por coincidência, estava em Napoli no mesmo dia que eu. Estava lindo, elegante, incrível. Ele é amigo de Erica, que estava com a gente, e nós duas fizemos inveja a todos os nossos amigos com aquele homem gato ao nosso lado hahaha!

A primeira coisa que fizemos na cidade foi ir à famosa Pizzaria da Micheli. Eu disse ao pessoal que era a mesma onde foi gravado 'Comer, Rezar, Amar', mas acharam que eu estava brincando. Quando chegamos, não havia fila e logo nos sentamos. Para comprovar que sou uma jornalista muito bem informada e uma admiradora do best seller de Elizabeth Gilbert, a foto de Julia Roberts estava exatamente atrás de mim! HA!


Aliás, a foto dela está neste local porque é o exato local onde a cena do filme foi gravada. E o mais engraçado é que eu falei quase a mesma coisa que ela, mesmo sem lembrar:

- Estou apaixonada por esta pizza. Numa relação amorosa séria e que quase me faz sentir orgasmos. 



Caros, a pizza era boa. Não, pera! A pizza era MUITO boa! A pizza era boa pra cacete! Que molho de tomate saboroso, pqp!

E a pizza era grande. Não, pera! A pizza era MUITO grande! A pizza era enorme!
E a pizza era barata. Não, pera! A pizza era MUITO barata! A pizza só custava 5,00 euro. (A conta final deu 8,50 euro por pessoa.)

Eu não comi pizza igual na Itália e posso contar nos dedos onde comi pizza assim em São Paulo.



Quando saímos, a fila era surreal: no mínimo uma hora de espera. Fomos ou não sortudos?

Outra coisa bacana, era que a previsão do tempo era de chuva o dia todo, mas não sentimos nem o cheiro do molhado! :)

Saímos da pizzaria rolando e fomos em busca de um café. Tato sugeriu de tomarmos na Galeria, porque assim já a conhecíamos, mas achei o café bem caro, principalmente em comparação com a pizza, pois paguei 4,00 euro no capuccino. Era bom, mas caro!


Depois, rodamos a cidade inteira a pé! Não me apaixonei por Napoli: bagunçada demais, gente mal educada, suja e com a constante sensação de que você pode ser assaltada a qualquer momento. Não é uma cidade bonita, mas tem seu encanto, uma beleza decadente e muito italiana.

O que eu mais gostei foi da Catedral de São Genaro, que foi sem dúvida uma das mais bonitas que visitei por aqui.

Aliás, foi no momento da visita à Catedral que percebi como meus outros amigos daqui fazem falta: Hele, Beto, Clemi, Ben... Eu sentei para rezar, agradecer, pedir proteção e força para mim e minha família... Mas não me senti à vontade. Ninguém falou nada, mas eu me senti pressionada a não demorar. E pensei que com a outra turma, isso nunca aconteceu. É uma conexão de respeito mútuo impressionante: todo mundo espera, todo mundo aceita.


Mas... enfim!

Já no fim do dia e bastante cansados, paramos para provar a famosa 'sfogliatela', um doce bastante típico e incrivelmente divino!

Depois, seguimos para a estação e eu achei que dormiria na viagem de volta, mas nenhum de nós pregou os olhos, assim que fizemos outras rodadas de jogos.

Chegamos cansados e chovia em Roma. Quando entrei em casa, estava semi-molhada, então, para não correr riscos de ficar doente, tomei um bom banho quente e lavei o cabelo, o que não foi muito esperto, porque já era quase uma da manhã e eu não quis ligar o secador, então, fiquei fazendo hora pro cabelo secar e dormi muito tarde de novo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário