quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Giorno 17 - Piazza Navona e um restaurante preferido

A terça-feira de aula seguiu normalmente, exceto pelo fato de que o casal de venezuelanos que estava viajando pela Espanha retornou e se assustou com a quantidade de gente na sala. Com eles, totalizamos em 15 alunos, acho, e isso definitivamente não está agradando ninguém, porque sentimentos que o ritmo baixou. 

Almocei em casa e retornei à escola, onde me dediquei quase duas aos estudos de conceitos básicos da língua italiana, que me são falhos. 

Depois, fui com a escola por um passeio guiado pela Piazza Navona e região. Pela primeira vez, vi uma atividade da escola estar abarrotada de alunos interessados. Entre os tantos, havia um casal de brasileiros bastante simpáticos. 




O passeio foi lindo. Na falta da Fontana di Trevi, que é o meu lugar preferido no mundo e está fechada para restauração; elejo a Piazza Navona como a preferência, já que o lugar tem uma energia deliciosa e tipicamente italiana. 




Mas antes, fizemos um breve 'pit stop' na antiga Universidade 'Sapienza' de Roma, onde atualmente abriga o Arquivo do Estado Pontifício e onde se encontra a Igreja de Sant'Ivo, que só é aberta para visitação em horários restritos exclusivamente aos domingos, e onde devo retornar por motivos óbvios de que meu avô paterno e meu pai se chamam IVO. rs. 

Foi bem curioso porque eu sempre achava que a igreja de Sant'Ivo era a da Piazza Navona. Vivendo e aprendendo. 



Depois, paramos rapidamente na Piazza Massimi, onde há o antigo palácio da Família Mássimo. As paredes têm, até os dias de hoje, desenhos decorativos da época, embora já bem apagados porque o processo de conservação e restauração iniciou tardiamente e tudo foi muito danificado pela falta de cuidados e pela depredação do próprio ambiente, como chuvas e ventos, por exemplo. 


Encerramos as atividades nessa bela Piazza, que, contextualizando um pouco, também é conhecida como Estádio Domiciano, já que era um estádio onde se praticavam competições esportivas, como uma espécie de jogos olímpicos locais. 

O local suportava até 20 mil espectadores sentados nas bancadas. A origem do nome deve-se ao nome pomposo que lhe foi dado ao tempo do Imperador Domiciano (imperador entre 81-96 d.c.).

É nesta praça que encontramos a famosa 'Fontana dei Quattro Fiumi', ou a Fonte dos Quatro Rios, obra artística de Bernini, de 1651, e é simplesmente espetacular ao fazer referência aos quatro continentes conhecidos na época por meio de seus principais rios: Rio Danúbio (Europa), Rio da Prata (América), Rio Nilo (África) e Rio Ganges (Ásia).



É, também, na Piazza Navona que se encontra a Embaixada do Brasil na Itália, em um belíssimo edifício.

Além disso, o ambiente conta com diversos restaurantes, sorvetes e cafés que dão o toque especial ao charme do local.

Durante o passeio, conheci uma menina da Grécia (não sei escrever o nome dela, sorry!) e uma outra da Holanda, chamada Esther. Ambas têm 32 anos e largaram o emprego para curtirem um pouco a vida sem estresse e sem tantas cobranças. Não preciso nem dizer que rolou, de cara, uma identificação, né?

Ao final do passeio, resolvemos ficar por lá, sentamos num café e conversamos bastante. O único problema foi que falamos muito em inglês porque Esther domina bem pouco do italiano. Lá pelas 20h, resolvemos jantar. Não estava nos meus planos jantar fora de casa hoje, mas eu prometi a mim mesma que diria mais 'sim' na vida e por que não sair para conhecer melhor novas pessoas e novos lugares, né?

Esther conhecia um restaurante nas redondezas que já virou o meu preferido. Com um quê meio retrô, o local tem cara de Roma. Mas acho que, principalmente, pelos atendentes que, ao contrário de todos os restaurantes que já estive aqui, são italianos.

A quem interessar, o local chama 'CANTINA E CUCINA' (Via del Governo Vecchio, 87) e super recomendo. Comi o mais tradicional prato romano: CACIO E PEPE, que nada mais é que a massa al dente com queijo pecorino e pimenta. Simples e incrivelmente delicioso se bem preparado, o que foi o caso. Que massa!!

Acho que foi a melhor que provei desde que cheguei à Itália!

Fachada fofa do restaurante 'Cantina e Cucina' :)


Depois, seguimos a pé até a estação de metrô mais próxima, que era a do Colosseo. Caminhamos tranquilamente por aproximadamente uma meia hora, o que foi ótimo para a digestão, numa noite de temperatura deveras agradável e que, ainda por cima, contou com as surpresas históricas a cada esquina que virávamos.

ADORO isso em Roma. Essa coisa histórica que se preserva e que surpreende o tempo todo. A beleza do antigo, o respeito pelo passado... acho isso admirável!



Em casa, tomei um banho, conversei com mammy e apaguei. Essa gripe com cara de alérgica me pegou de jeito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário