segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Giorno 23 - Aprendendo a dizer 'não'

Tive mais uma noite mal dormida. Sinceramente, não sei o que está acontecendo comigo, mas essa noite despertei às 05h pronta para vida, o que foi um problema, porque acabei pegando no sono mais de uma hora depois, assim que quase perdi a hora para a aula hoje.

Mas larguei meu quarto bagunçado como estava e segui para aula, que foi bem tranquila, já que a sala está muito mais vazia. Na verdade, nem sei onde estão todas as pessoas, mas soube que Helena e Clemente foram convidados a subirem de nível, já que estão falando perfeitamente.

As atividades foram gostosas e descobri que não tinha esquecido como se fala, se pensa e se escreve em italiano, mesmo depois de quatro dias de português e inglês full time, rs!

Conversei muito com Valentina, que está nitidamente triste porque esta é sua última semana. Ela gostou de verdade de viver em Roma e, principalmente, de cada um de nós. Dá para sentir isso. Mas eu disse a ela que não se deve morrer antes do tiro. Era uma frase que meu ex sempre me dizia e hoje eu vejo que ele tinha razão. Bom, pelo menos nisso.

Mas eu já percebi que isso vai ser uma coisa complicada aqui. Talvez o maior de todos os exercícios: aprender a dizer ADEUS para as pessoas com quem estou tendo uma convivência diária e de quem estou gostando muito.

Como assim vamos nos dizer 'tchau', muito provavelmente para sempre? Vai ser complicado isso para mim, porque não sei me desapegar sentimentalmente...

Bom...

Lá em Viena eu vi que o pessoal foi para uma balada em Roma, coisa que nunca tinham feito antes, e comecei a pensar que gostaria de ter estado nos dois lugares ao mesmo tempo: não quero perder nada com ninguém, sabe?

Carolina, a brasileira, mudou para minha sala esta semana e hoje era seu aniversário. Ela nos convidou a beber algo à tarde em Trasteveri e eu quase disse sim, mas eu estava tão cansada e tinha deixado tanta bagunça no quarto e na vida financeira, que eu disse não.

Pera aí que eu vou repetir para mim mesma porque nem eu acredito:

EU DISSE NÃO.

Isso é tão, mas tão raro, que tô quase me aplaudindo!



Mas o mais incrível é que logo ao final da aula, encontrei aquelas duas meninas que conheci na semana passada: Esther e a menina da Grécia que não sei nem falar e nem escrever o nome. Elas iam comer Tiramissu no Pompi, o mais famoso da cidade; e me convidaram. Mas, EU DISSE NÃO pela segunda vez seguida no mesmo dia. #numtônemacreditando

Eu gastei dinheiro demais na viagem a Viena e preciso colocar tudo em ordem. Não era o certo, embora tenha me questionado se não estou sendo racional demais...

Passei na secretaria para conversar com o coordenador do curso preparatório para o exame de proficiência e ele me disse que acha que eu devo mudar minha inscrição de B1 para B2, mas independente disso, posso fazer o curso que começa amanhã.

Na volta para casa, parei na loja da Wind, operadora de celular, para ver porque não estava funcionando. Descobri que estava sem crédito e ri de mim mesma porque a vida de telefone pré-pago é tão distante da minha realidade que nem me passou pela cabeça esta possibilidade, rs!

Parei numa Tabacchi para creditar o telefone e finalmente cheguei em casa, onde encontrei Valdir e Santiago, que retornou de férias da Flórida mais lindo do que foi e ainda mais divertido.

Sempre piadista e conversando de maneira leve, mas corrigindo nosso italiano aqui e ali. Fiz uma massa e logo chegou nossa nova roomie, que também não sei falar o nome, porque ela é da Rússia.

Conversamos bastante e foi bem gostoso, mas precisei seguir para a vida doméstica de limpar o quarto, separar a roupa para lavar, cuidar das finanças e blablabla...

Fiquei em função disso o dia todo e aproveitei para descansar, já que a viagem foi corrida!

Ficar em casa, mesmo que em outro país, também é uma delícia! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário