domingo, 26 de outubro de 2014

Giorno 28 - Fórum Romano e Palatino: a delícia de ter amigos por perto!

Eu me dei ao luxo de dormir sem hora para acordar no sábado. Desde que cheguei aqui, não tinha feito isso nenhuma vez e, quer saber? Foi ótimo! Como tinha dormido cedo na sexta, acordei tranquila às quase 10h.

Tomei café em casa, arrumei o quarto escutando música italiana, tomei um bom banho e me arrumei sem pressa.

Por volta das 12h, saí em direção ao Coliseu, onde encontraria um casal de amigos brasileiros, o Jojó e a Bia. Na verdade mesmo, eu não conhecia a Bia, esposa dele.

Eu e o Jojó nos conhecemos por amigos em comum e não nos vemos com frequência em São Paulo. Aliás, não nos vemos quase nunca, para ser sincera hehe. Mas fiquei bem feliz quando ele me escreveu que ele e sua esposa estariam por aqui e que gostariam de me encontrar.

O grande problema é que neste sábado, 25/10, houve uma grande manifestação pelos direitos trabalhistas aqui em Roma, o que abarrotou as estações de metrô, que estavam tomadas por bandeiras, placas e camisetas vermelhas. Sim, o lance era esquerdista, obviamente.

Foi difícil, mas consegui encontrá-los em uma cantina do outro lado do Coliseu, onde almoçamos, conversamos bastante e, depois, seguimos para o Fórum Romano e Palatino, lugares que eu não conhecia e fiquei bem animada em ter companhia para visitar.



Mas não fizemos a lição de casa direito: deveríamos ter estudado melhor o lugar onde estávamos ou termos contratado uma visita guiada, porque são ruínas monumentais e não é fácil de visualizar como era o Fórum, que durante a Roma Antiga, era um espaço de convivência social, econômica e política.

O Palatino faz parte do complexo e era o antigo palácio imperial.

Uma dica bacana para quem quer visitar Fórum + Coliseo é que o ingresso custa 12,00 euros e é válido para os dois lugares, durante dois dias, mas você só pode entrar uma vez em cada. Assim, sugiro que se não tiver comprado ingresso antecipado, que vá à bilheteria do Fórum porque a fila é muito menor que a do Coliseu e o ingresso é exatamente o mesmo.

Depois de algum tempo caminhando pelas ruínas, começamos a entender melhor como eram as coisas e onde ficava o que. O Jojó achou um vídeo no Youtube que mostrava uma reconstrução 3D e isso nos ajudou bastante.



Gostei muito de fazer turismo com eles porque fazem as coisas com calma e observam tudo com muitas atenção. A Bia gosta de ler todas as explicações e o Jojó é fotógrafo e cineasta, assim que tem uma visão artística muito bacana e registra tudo sem a menor pressa.

Gostei muito também da companhia deles. Não estou há tanto tempo longe de casa, mas um rosto amigo por perto é sempre bom. Além do mais, nossos papos se alinham e foi muito gostoso conversar com eles. De uma maneira geral, não deixam de ser pessoas que conheço mais a fundo e isso também me acrescenta.



Andamos mais de três horas pelas ruínas romanas e fomos literalmente expulsos e lá quando fechou, hehe. Seguimos, então, para o Pompi, doceria muito famosa daqui pelo Tiramissu, que dizem ser o melhor da cidade. E olha... eles têm razão! Que delícia de doce, minha gente!

O Pompi fica pertinho da estação Ré de Roma, linha A do metrô. A variedade de Tiramissus é bem grande e escolhi um de avelã, a Bia um de banana com Nutela e o Jojó foi de tradicional!



Depois, eles seguiram para encontrar um casal amigo e eu voltei para casa, onde lavei roupa e falei com o pessoal da escola para ver de sairmos, mas percebi que eu estava muito muito cansada. Dormir por volta da meia-noite e apaguei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário