domingo, 28 de setembro de 2014

Giorno 01 0 Ciao, Bella!

Apenas para esclarecimentos, 90 dias é o tempo de duração do meu curso. Provável que este blog tenha alguns dias a mais, contando a chegada a saída. Além disso, farei alguns posts intermediários sobre o que eu achar pertinente, certo? rs!

Mas enfim, cheguei em Roma!





Meu avião da Alitalia pousou no Aeroporto Leonardo da Vinci di Fiumicino no domingo, 28 de setembro, às 07h20. Eu contratei um transfer para me levar até o apartamento onde ficarei hospedada. Com certeza foi mais caro do que pegar um trem ou um ônibus até a Estação Termini (meu apê é a dois quarteirões!), mas minhas malas estavam enormes (me julguem!) e eu não queria estresse logo na chegada.

Mas quem disse que não seria uma aventura? Porque é claro que não tinha um italiano lindo, gostoso e sarado segurando uma plaquinha com meu nome na porta do desembarque internacional. Na verdade, não tinha ninguém segurando a tal placa. E depois de quase meia hora de espera, resolvi ligar para o número que a agência havia me dado em caso de emergência. Certamente acordei uma senhora italiana e perguntei se falava inglês, porque não queria arriscar o italiano enferrujado neste momento de tensão. Após longos 20 minutos, eu e o transfer nos encontramos. E antes que alguma assanhada já tenha fetiches com o motorista, ele era um senhor idoso bem mau humorado e fomos mudos até o apartamento.

Assim que cheguei, o jovem Giovanni, responsável pelos quartos, foi muito gentil e prestativo. Me ajudou com as malas e, antes de despejar as regras da casa, já me indicou um post it na minha escrivaninha com login e senha do wi-fi. O primeiro pensamento foi: 'estou no lugar certo e com a pessoa certa!'

O quarto é bom e espaçoso. Mas o melhor é que tem uma janela ampla que bate uma delícia de sol ao longo do dia!

O apartamento também é grande e o prédio é bem antigo, o que o torna especialmente charmoso.

Além de Giovanni, moro com dois brasileiros: Maria, uma senhora de Campinas, que está estudando italiano na mesma escola que eu, mas por apenas um mês; e Valdir, um outro corajoso da vida que largou tudo para dedicar seu tempo à música por aqui.

Por fim, há o Santiago, um argentino de apenas 23 anos, que mora na Itália há dois anos, onde trabalha (ele tem cidadania) e fala fluentemente o italiano. Ele é nosso professor particular: nos força a falar italiano, nos corrige quando erramos e ensina todas as expressões com palavrões, já que, segundo ele, não é possível aprender esta língua de outra maneira.

Bom, depois de 11 horas de voo quase sem dormir, eu estava muito cansada. Organizei todas as minhas coisas no quarto, desfiz as malas e... capotei! Dormi umas três horas sem culpa! Quando acordei, tomei um bom banho e passei pelas redondezas.

A primeira coisa que fiz foi comer uma bela pasta! Spaguetti a carbonara de primo prato e filé ao limone de secondo! Pedi uma cerveja para brindar a mim mesma e comi sem presa, degustando cada garfada!

Depois, é claro, comprei um chip daqui para o meu celular porque a vida não acontece sem conexão mobile, né? Pelo menos a minha não, rs!

Escolhi a operadora I Wind, que é a Vivo local. Embora tenham me garantido que a Tim aqui é a que melhor funciona, resolvi seguir meus instintos. Vamos ver se não me arrependo, hehe! Um chip pré-pago custou 35 euros (já vem com 30 de crédito) e tenho 1 GB de internet por mês. Depois disso, devo carregar com 10 euros por mês. Achei bem razoável.

Na volta, cheguei à Piazza della Republica, que é bem perto de onde estou hospedada, e entrei na igreja Santa Maria Degli Angeli, que eu não conhecia e nem nunca tinha ouvido falar. Acabei assistindo a missa que estava começando e achei bem curioso como a orações são linguagens universais, mesmo que em idiomas diferentes: fui completamente capaz de seguir a missa, com naturalidade e rezando em português mesmo, hehe!

O fuso horário estava me matando e, por isso, voltei para o apartamento, conversei via Skype com meus pais (estou orgulhosa de mamãe que conseguiu fazer isso sem grandes problemas) e dormi logo em seguida, já com o frio na barriga que antecede o primeiro dia de aula!

Até amanhã!


Nenhum comentário:

Postar um comentário