1 - Os monumentos históricos
É incrível como Roma é mesmo um museu a céu aberto. Você sai do metrô e... ops, olha ali o Coliseu. Caminha um pouco mais adiante e... veja só o Fórum Romano! Ah, mas ali embaixo tem a Piazza Navona com a Fontana dos Quatro Rios, o Pantheon, e se passar pela Villa Borghese chega rapidinho à Piazza di Spagna. A Fontana di Trevi está ali para todos e atrás do Monumento a Vittorio Emanuele na Piazza Venezia, tem uma praça esculpida por Michelangelo, para quem quiser apreciar. Isso sem falar em todas as igrejas com suas infinita sobras de arte e o Vaticano em si.
Caminhar por Roma é entrar num túnel do tempo e viajar pela história da humanidade!

2 - Água potável de graça e para sempre
Não importa aonde você vá, sempre haverá uma 'bica' de água potável pronta para beber. A água da torneira de casa, dos restaurantes e bares também é potável.
Se por um acaso a água não for boa para consumo, o que é raro, há uma placa advertindo.
A cidade inteira parece pura e cristalina com tanta água.

3 - A comida
Não tem como comer mal em Roma. Sério. Tem opções para todos os gostos. Além do mais, qualquer 'panini' é simplesmente delicioso.
Essa culinária mediterrânea é muito saborosa e faz muito bem saúde, embora seja baseada muito em carboidratos. Mas é leve, natural, deliciosa!
E uma vantagem é que não é uma cidade cara para se comer.
Para mim, um dos melhores lugares do mundo no que se refere à comida!

4 - O estilo dos italianos e das italianas
Não tem o que falar: eles são muito bonitos; elas ainda mais.
Aqui não tem a frescurite aguda de 'homem que é homem não se arruma'. Não. Em Roma, homem que é homem, usa cachecol, meias coloridas que combinam com a malha; óculos de sol espalhados, calças justas etc.
E as mulheres? Ah... sobra confiança para elas, que estão sempre maquiadas, valorizam o natural dos cabelos cacheados e sobem e descem de suas motos com muita classe e no salto alto, é claro!

5 - O espaço público é de todos e para todos
Acho que isso é o que eu mais gosto aqui: os cidadãos entendem o conceito de espaço público e usam isso como se deve. É claro para eles que o 'público' significa 'de todos', assim que é muito comum ver as ruas e praças lotadas de pessoas conversando, bebendo, fumando e se divertindo.
É normal, por exemplo, comprar uma garrafa de vinho e sentar-se com os amigos na escadaria da Piazza di Spagna para conversar e curtir a noite.
Aqui não é preciso entrar num bar, restaurante ou balada para curtir 'a night' com os amigos: a rua é o lugar perfeito para isso.
Acho que este é um dos motivos que a noite de Roma é especialmente charmosa.

Nenhum comentário:
Postar um comentário